Saiba como personalizar o cardápio do seu evento

Seja uma recepção corporativa, seja um casamento ou festa de formatura, a escolha do cardápio de um evento é uma tarefa que merece atenção redobrada. Afinal, quando é bem elaborado – e executado com maestria –, não só impressiona os convidados, como as delícias ficam marcadas na memória!

A seguir, apresentamos os detalhes que devem ser levados em conta, antes de você começar a personalizar o cardápio do seu evento. Eles fazem toda a diferença; confira!

De que tipo é o seu evento?

Aniversário? Formatura? Casamento? Almoço corporativo? Apresentação de uma nova coleção de roupas ou de um produto? Você precisa explicar ao profissional do buffet o que é o evento e o que espera dele.

Por exemplo, se você contrata um buffet para um almoço corporativo, em que os colaboradores conhecerão uma nova planta da fábrica, o cardápio precisa ser leve, mas que forneça energia. Isso porque, provavelmente, os convidados ficarão um bom tempo em pé e andando pelo novo espaço.

Leve em conta o horário e o clima

Saiba exatamente a data e o horário em que será realizado o evento. Só assim você consegue pensar no tipo de serviço a escolher: café da manhã, brunch, almoço, chá da tarde, coquetel, jantar…

É importante também combinar com o buffet a duração do seu evento. Ninguém quer passar pelo pesadelo de a comida terminar antes do final da festa. E mais: definindo a duração, o próprio buffet estipulará os horários para servir cada item do menu, da entrada à sobremesa.

Outra dica importante é que eventos realizados no verão pedem comidas e bebidas mais refrescantes, como saladas, suflês, quiches e frutas. Se for numa época mais fria, o cardápio pode ser formado por pratos mais encorpados, combinando caldos e massas.

Os convidados

Muitas vezes, a lista de convidados é bem difícil de elaborar – principalmente se for casamento. Mas é importante que você faça, refaça e peça a confirmação de presença para todos. Assim, é possível prever com exatidão a quantidade de comida.

No caso de um evento profissional, como a inauguração de uma loja ou o lançamento de um produto, leve em conta a faixa etária do público. Se for de jovens, você pode optar por um cardápio inovador – eles adoram – e servir os famosos finger foods.

Já para pessoas mais maduras, as novidades também são interessantes, mas devem ser harmonizadas com um cardápio mais tradicional, com baixo teor de sal e de gordura.

Menu: a estrela da festa!

Para cada evento, um menu diferente. Os melhores buffets não oferecem o mesmo cardápio para todas as ocasiões. Pelo contrário, eles personalizam as opções para ficar com a cara do dono da festa. Por isso, vale informar-se antes sobre a empresa que pretende contratar.

Dica final

Se optar por algo diferente, por exemplo, comida exótica de um país asiático, o buffet deve tomar alguns cuidados como colocar uma plaquinha com os ingredientes junto a cada prato que será servido. Isso evita de alguém com alergia a um dos ingredientes consuma a comida. Além disso, é fundamental oferecer também algumas opções tradicionais, pois não são todos que apreciam a culinária exótica.

Como se vê, todo detalhe conta para fazer da sua festa um sucesso. Compartilhe conosco suas dicas para um evento ser um sucesso e inesquecível!