Casamento: aprenda a escolher o buffet ideal

Depois dos noivos, o assunto mais comentado e lembrado de um casamento, sem dúvida, é o buffet! Da entrada à sobremesa, sabores, texturas, o serviço, a cordialidade dos garçons, enfim, tudo precisa ser planejado para que a festa se torne marcante e inesquecível. Mas a dúvida da maior parte dos noivos é: como escolher o buffet ideal?

Busque referências

Elas são fundamentais. Comece pesquisando na internet, peça indicações para amigos e familiares. Mas, principalmente, consulte um cerimonialista. Quando os noivos têm essa assessoria, as chances de chegar o grande dia e a comida ser ruim ou o serviço insuficiente para atender a todos os convidados são praticamente nulas! É função do cerimonialista indicar as melhores empresas, que dispõem de produtos de qualidade e serviço impecável.

Menu personalizado

O cardápio perfeito para uns pode não agradar a outros. Por isso, um dos segredos do menu nota 10 é a escolha de pratos variados que, é claro, levam em conta o gosto dos noivos, o perfil dos convidados – isso inclui crianças, alérgicos e vegetarianos – e a hora do casamento.

Fuja da empresa que empurra o mesmo cardápio para todos os tipos de casamento. Hoje, é muito mais comum os noivos personalizarem o menu. Muitos escolhem um prato que marcou o início de namoro ou uma receita que é tradição na família da noiva e outra na do noivo.

Agende uma degustação

Para não ter erro, visite o buffet e converse pessoalmente com o proprietário e o chef. Dessa forma, você vai entender melhor os serviços oferecidos: almoço, jantar, brunch, coquetel. E mais: não dispense a degustação para sentir o real sabor dos pratos – nada mais frustrante do que só experimentar a comida no dia da festa.

O visual conta muito

Por mais que o prato esteja delicioso, a sua apresentação precisa encher os olhos. Por isso, preste atenção nestes detalhes: qual é o estado das louças? Como são os suportes da mesa de doces? E as embalagens e o formato dos docinhos? Observe o estado dos réchauds, dos ramequins, copinhos, talheres e demais utensílios que serão usados para servir seus convidados.

Você pode e deve conversar com o gerente sobre o assunto, questionar a idade das louças, qual o procedimento de um garçom quando vê que um prato está lascado… Afinal, isso pode acontecer durante o evento. Mas é em casos como esse que se nota o profissionalismo da empresa, capaz de transformar a festa em um momento inesquecível para você e seus convidados!

A qualidade é essencial

O buffet pode levar quase metade do orçamento do casamento. Portanto, é uma escolha que você não deve errar. Por isso, preze pela qualidade da comida, da bebida e de todos os serviços oferecidos. Quando se economiza na qualidade dos alimentos ou das bebidas que serão servidas, e não na quantidade de pratos, você pode colocar sua festa em risco.

Fique de olho nas bebidas

Confira se as bebidas (cerveja, refrigerante, água e sucos) estão inclusas no serviço do buffet. Pergunte como faz para incrementar, caso queira servir uísque, vinho ou espumante, ou ainda, como montar um bar de bebidas, com coquetéis, como caipirinha, mojito, entre outros. É importante saber se existe a possibilidade de escolher as marcas ou até personalizar os rótulos com o nome dos noivos e a data do casamento.

A equipe do buffet

Garçons, cozinheiros, chefs, barman, entre outros colaboradores, devem estar em sintonia para que o serviço seja ágil e agrade aos convidados. Por isso, certifique-se a respeito da equipe. Um time profissional é bem informado, cordial e receptivo. Ou seja, um tremendo diferencial para o casamento.

Se você vai casar e tem alguma dúvida quanto à contratação de um buffet, o tipo de menu ou até mesmo sobre a qualidade e apresentação das comidas, deixe o seu comentário logo abaixo. Podemos lhe ajudar para que a sua festa seja um sucesso!